Luís Alves

Engenheiro Agrónomo com formação regulamentada em modo de produção biológico.
Consultor de empresas. Avaliador externo – European Institute of Innovation and Technology (EIT Food). Especializado em plantas aromáticas, medicinais, condimentares e etnobotânica. Especializado em agroecologia e restauro ecológico. Membro Efetivo da Ordem dos Engenheiros. Licenciado em Engenharia Agronómica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

  • Encarregado geral do Parque de Serralves entre 1997 e 2003.
  • Em 2002 fundou o Cantinho das Aromáticas, projeto único do género na Europa Ocidental de agricultura biológica urbana.
  • Durante 21 anos foi agricultor e viveirista, produziu em modo de produção biológico, plantas aromáticas, medicinais, condimentares.
  • Criou infusões, tisanas e condimentos de grande qualidade, para o mercado nacional e para exportação.
  • Orientador e coautor de diversos trabalhos científicos.
  • Lecionou em centenas de palestras, conferências, workshops, em empresas, escolas e universidades de todo o país.
  • Coautor do livro “Erva uma Vez”. Distinguido como Técnico Hortícola de Honra, pela Associação Portuguesa de Horticultura.
  • Fez televisão de forma regular durante vários anos, mantendo rubricas regulares na
    RTP1 e RTP2.

ORCID: 0009-0006-4187-5358 | CIENCIA ID: 411A-FF03-39D6

Maria Cramês

Ao longo dos últimos 23 anos, adotei um estilo de vida vegetariano, o que me proporcionou um profundo conhecimento sobre alimentação consciente, escolhas sustentáveis e o impacto ambiental das práticas alimentares. Essa experiência pessoal está alinhada com a minha trajetória profissional na gestão do Cantinho das Aromáticas, em Vila Nova de Gaia, empresa que geri durante 5 anos.

No Cantinho das Aromáticas, fui responsável por integrar práticas de sustentabilidade e produção local com o foco numa alimentação saudável e responsável. Durante esse período, desenvolvi competências em gestão de projetos sustentáveis, coordenação de atividades de cultivo de plantas aromáticas e medicinais, além de promover a consciencialização sobre o impacto ambiental da alimentação.

A minha vivência pessoal como vegetariana reforçou meu compromisso com a redução de desperdício de alimentos, uso responsável de recursos naturais e promoção de práticas agrícolas sustentáveis.

Atualmente atuo como formadora na área de alimentação sustentável, onde compartilho o meu conhecimento sobre práticas alimentares conscientes, produção local e os benefícios de uma alimentação que respeita o meio ambiente.

Essa experiência permite-me transmitir a minha paixão e expertise para ajudar outros a adotarem um estilo de vida mais sustentável.